quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sobre a procrastinação

"Procrastinação" foi a última palavra que me lembro ter aprendido. Sempre me faltou uma palavra que descrevesse esta coisa, essa coisa de evitar o inevitável, só por evitar e parecer evitável.
Aprender esta palavra e seu significado, foi como descobrir uma cor nova, um signo novo, uma nova nota musical. E sempre soou como uma cor cinzenta mas não cinza nem matizada, um signo perdido entre o solstício e as revoluções, entoado numa nota entre o trítono e o sacro.
"Procrastinar" soa bem, apesar dos pesares.
Se diz que procrastinar, é como masturbação : a sensação é boa, mas você só está fodendo consigo mesmo.
Procrastinar, é escrever num blog. Procurar inspiração. Fazer algo inútil para que consiga começar algo útil. É tomar o caminho mais longo e estático, porque o caminho mais curto é muito enérgico.
É o deixar para depois, e depois deixar um pouco mais. Inflar a realidade com gas hélio, engraçado, vazio e volátil. Observar as coisas em câmera lenta, de trás-para-frente, e observar de novo, não prestar atenção, e ver pela terceira vez. Tamborilar no braço do sofá, tomar um café. É o botão "soneca" do celular. Mais cinco minutos. Mais vinte minutos. Mais uns dias.
Procrastinar é pegar a existência uma vez sólida e compacta, e esticá-la num fio finíssimo e longo. É viver numa bola de chiclete, enorme e cheia de ar por dentro até estourar. E daí fazer outra bola.
Procrastinação é homeopatia, fazer tudo em pequenas doses, um pouco por vez, e um pouco de tudo. Procrastinação é procurar sinônimos e adjetivos, palavras e coisas para continuar escrevendo antes de chegar a uma conclusão final.

Procrastinar é evitar a conclusão final no fim depois que acaba.

32 comentários:

Luci disse...

achei ótimo que aprendi essa palavra e uns 5 dias depois vc postou ela no twiter ou no orkut, sei lá. achei muita coincidencia. certeza que foi no mesmo lugar! HAHAHAHHA. beijos

Nanda Matos disse...

o que seria da vida sem esses momentos de procrastinação.

Caroline. disse...

o jeito que voce escreve é fascinante
parabéns.

Carol disse...

Por outro lado, nunca procrastinar faz vc correr contra o tempo e as coisas a se fazer só se empilham mais depressa e vc fica maluco.
Viva a preguiça saudável.
(não que eu me encaixe nessa categoria de preguiça)

Ferdi disse...

Eu me senti outra quando descobri o significado da palavra "defenestrar", falando em descobrir significados.
E antes de realmente saber o que era "procrastinar" me soava como algo sexual, me dava certa vergonha.
Se alguém me chamasse pra procrastinar eu, com certeza assustada, responderia gaguejando que era melhor eu ir embora.

RYOT disse...

ótimo texto, parabéns

marcos assis disse...

rá! genial!
[passando batido que você descreveu meu estilo de vida]

NaNa Caê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GRAYCE disse...

Adorei....foi profundo..adoro o jeito que escreve!

bjoks ;)

GRAYCE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
-Gabs- disse...

Adorei a definição, "Se diz que procrastinar, é como masturbação : a sensação é boa, mas você só está fodendo consigo mesmo." Retuitei, ta?

Pior que é bem isso mesmo... e vicia! =P

Parabéns pelo blog! Gostei do jeito que você escreve, não deixe de atualizar (quando der)!

J. disse...

Já fez diagnóstico pra DDA, PC?

Talita disse...

Gostei das metáforas.

Maria Luiza disse...

@__Malu

Sou uma procrastinadora, inclusive, agora estou procrastinando.
Mas, ótimo texto.
Você escreve bem demais.
Já pensou em escrever contos??
Acho que você se daria muito bem como contista também.
=]

Beijos.

Cética Desabusada disse...

Essa palavra soa linda, e sedutora, esse é o seu perigo iminente, nos deixar seduzir por ela. O resultado é sempre o pior imaginado...tudo já passou e eu agora, não posso fazer mais nada.

Bruna disse...

INCUBUS - A CERTAIN SHADE OF GREEN ♪

antonio disse...

legal,gostei,bonito pensamento não tenho a mesma capacidade o mesmo talento mas cada um faz o que pode conheça meu blogger...tonho123.blogspot.com estou começando agora quem sabe vc tem ideias.

Aninha disse...

Procrastinar é deixar todo o dever que tenho pra fazer pra vir ler o blog de Pc Siqueira e descobrir que ele escreve super bem.

vivanograu disse...

É exatamente o que eu faço e como eu me sinto, e vivo pensando no dia em que tudo isso vai mudar, mas eu deixo para um mudar amanhã e amanhã e manhã.. é uma maldita fuga disfarçada...thysou

Paco * disse...

que eu vim com todos os pés atrás ler esse blog.

moleque danado. vc me lembra o Pessoa. porra.

Debora disse...

heei, google, responde pra mim que esse pc siqueira esta procrastinando!

HIPÓLITA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HIPÓLITA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HIPÓLITA disse...

Eu sou uma procrastinadora nata, no sentido de evitar tarefas, fico o dia todo na maior depre, pensando na falência da minha vida e não tendo vontade de fazer absolutamente nada. Fico fumando igual uma louca e me entupindo com besteiras alimentares.

Viviane disse...

PC eu tenho uma coisa pra vc falar no seu programa: Por que quando espirramos as pessoas dizem saúde, as vezes é só uma poeirinha e tal e quando tossimos ninguém diz nada cara! Eu acho assim que se tossimos precisamos de mais saúde, meu, pode ser até uma tuberculose ou coisa parecida... Sei lá cara eu acho...

Luiza Poulain disse...

Eu aprendi o que era com esse vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=4P785j15Tzk
Indico. Se seu gosto realmente se parece com o meu, como imagino, vai gostar.

Sophi disse...

OMG, vc é muito foda em tudo. Amei demais o seu texto e a maneira como vc escreve é incrível. Eu também escrevo, mas não tão bem quanto vc.Gostaria que um dia me desse a honra de vc ler meus textos e poemas.mas isso certamente não irá acontecer, então ficarei sonhando, pois o sonho é a melhor coisa deste mundo!! Sou uma das suas admiradoras. é a sonhadorah que te segue no twitter.Mas eu sou insignificante comparada a todos os seus seguidores. mais uma vez te parabenizo.bjs

Augusto disse...

parece que descobri um bom escritor da minha idade, pensava que não haviam no meu país. Pensei que os poetas haviam morrido no romantismo de tuberculose, e que só os "velhos modernos" dominariam a palavra para sempre e que perceber, sentir e tocar a alma humana tinha sido uma missão cumprida e definhada a um século. Pensei, por vezes, que a década de 80 tinha sido a ultima parteira de bons filhos (e às vezes ainda penso). Pensei que hoje, 14/10/2011 entraria em mais um blog qualquer de um monte de gente perdida que não sabe que está perdida, afinal, essa é a única diferença que importa, "é o porquê que separa essa gente de nós e eu de vocês" dizia um certo francês. Eu pensei que só haviam reflexões rasas na personagem apresentada em vídeos, porém, encontrei sua gaveta de poemas, onde todo adolescente esconde os versos dos pais, queima na juventude e faz chacota na velhice... Difícil é amadurecer escrevendo, e escrever maduramente. E percebo que tem obtido êxito na tarefa. E acostume-se com a chaga, bem vindo ao clube, a poesia é uma religião sem esperança!

Marcelo A. S. disse...

Cara, eu decidi escrever para você porque não tenho nada melhor para fazer. E porque eu estava vendo o Marcelo Adnet no youtube e por um acaso acabei vendo um video que vc detona o dízimo e os dizimistas. Cara, você sabe que é um bosta,né? Não preciso te contar isso. Mas que me incomoda não é sua opinião, afinal ela é nula, mas é o fato de um cara como você falar para nossos jovens. O que me deixa preocupado é o fato de você falar sem nenhum conhecimento sobre um assunto tão importante quanto a fé das pessoas. O que me irrita é a sua irresponsabilidade pseudo anarquista.
Cara, você é um bossal!

Juziinhha disse...

SE VOCÊ NÃO TEM CERTEZA DO AMOR QUE VOCÊ SENTE POR ELE, NÃO FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS ELE NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS... FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE ORAÇÃO PODEROSA PARA AMARRAR A PESSOA AMADA. Em 10 minutos após publicar a pessoa vai te ligar, troque as iniciais entre parênteses, é importante ter MUITA FÉ. **Senhor Que a (R) nesse momento esteja pensando em mim, querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver , me abraçar e me beijar , que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que em sua mente só tenha a minha presença. Que (R) me procure ainda hoje me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja! Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (R) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (R) estiver nesse momento, e traga seu espírito até mim, amarrando-o definitivamente ao meu. Que (R) me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (R) Jamais deseje outra pessoa, e que ela tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (R) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (R) de volta o mais rápido possível, louca e muito apaixonada, que dessa vez ela volte definitivamente pros meus braços. Que (R) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja muito carinhosa comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que eu nunca a abandone. Que (R) sinta amor somente por mim, e não consiga parar de pensar em nós duas juntas! Que (R) queira ficar somente comigo. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange. Salvem Sete Saias! minha boa!!amiga, mulher de Sete Exus, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido.

Juziinhha disse...

Que (R) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntas, que o corpo de (R)queime de desejo por mim. Que (R) fique cega para outras mulheres, que ela não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar atenção dela, somente eu terei esse poder. Que (R) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outra mulher. Que se ela tentar fazer ela não terá prazer, e que ele desista. Que (R) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Mulambo, Rainha da sete encruzilhadas com que (R) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. Que (R) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (R) no Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim. Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca da realização desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (R) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ela se torne minha definitivamente. Ainda que (R) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dela para que ela me procure hoje. Que (R) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder. Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e mansa, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e assim será! Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (R) vai vir correndo atrás de mim, louca e apaixonada, o mais rápido possível pedindo para ficar comigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar. (R), você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira, Rainha das sete Encruzilhadas , cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, publicarei essa oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (R) fique para sempre comigo. Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido de (R), e ela não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderosa. Que assim seja, assim será e assim está feito. Publique e terá uma surpresa.

Super Escritor disse...

Amei, porque traduz algo que parece um câncer e um alívio para toda a humanidade.